Título especializado em vinho e gastronomia da Essência Company, editado mensalmente desde 1989.
MALDIZER E ADORMECER EM TEMPOS DE CRISE
25 ANOS Um evento Revista de Vinhos
O FESTIVAL HERÓIS DO MAR CELEBRA OS AMANTES DO MAR E DO PEIXE NUM ENCONTRO GASTRONÓMICO SEM PRECEDENTES EM PORTUGAL. • O MAR E O PEIXE, O SABOR E A MÚSICA, A SUSTENTABILIDADE E O ENTRETENIMENTO JUNTAM MILHARES DE FOODIES NA DOCA DA MARINHA.
NESTA EDIÇÃO COM A REVISTA DE VINHOS!
VINHO DE CAPA
Confusões em tons rosa • A Wine Detective investiga a premissa definir ou não definir, eis a questão…
A rivalidade entre Rioja e Ribera del Duero • Depois dos anos 80 e 90 do século passado, em que a rivalidade entr Ribera del Duero e Rioja estava no auge, quais as diferenças que podemos encontrar nos vinhos das duas denominações históricas espanholas?
Queijo da Serra e Porto Vintage? Nada disso… • Nas harmonizações, o grande erro de principiante é ser-se tentado a achar que a melhor harmonização será entre o nosso vinho e a nossa comida de eleição.
A vinha mãe • Encaro com dificuldade o raciocínio contabilístico que decreta a uma secretária o fim do pulsar da seiva de qualquer planta que já se transformou em árvore. As vinhas que deram fruto aos nossos avós, aos nossos pais, aos nossos irmãos e aos nossos filhos não são apenas vinhas velhas. São parte de nós. São a nossa identidade.
VINHO FORA DA CAPA • COMPRA EXCLUSIVA ONLINE EM alorna.pt
O regresso de um irreverente do Dão • Hoje integrada no portefólio da Fladgate Still & Sparkling Wines, os vinhos Quinta de Bella Encosta regressam na ‘clássica’ toada irreverente que sempre apresentaram.
Mais um Vinha Pan de grande classe • Quem anda nisto há anos não terá muito a acrescentar. Nada mais errado, quando a personalidade em causa é Luís Pato. E, mesmo tratando-se de um clássico, recebemos sempre cada colheita de Vinha Pan como algo de novo que veio para deslumbrar.
Altamente Recomendados • Vinhos de patamar superior e excelente, que revelam terroir e têm aptidão de garrafeira. Pode também encontrá-los online em vinha.pt
Boas Compras • Prazer garantido a bom preço. Respeitam orçamentos, mostram boa qualidade e são de fácil acesso. Pode também encontrá-los online em vinha.pt
Rodrigo Ferraz
RUBIRED
DOURO, QUEM PAGA A QUEM CUIDA DO JARDIM? • Se o conjunto dos 43.899 ha. de vinhas do Douro são propriedade privada, granjeados por 19.562 viticultores (dos quais 17.811 detêm menos de 5, e até, 2 ha.), é o conjunto da paisagem vinhateira que forma esse grande bem público que deslumbra. Na presente conjuntura, há quem advogue arranque da vinha e fale até em menos 20%. A ser assim, como se ressentirá o turismo? Fará sentido estudar a Disponibilidade a Pagar (DAP) de quem visita o Douro para manter a paisagem, no âmbito de uma futura taxa turística regional, que reverteria a favor dos “jardineiros” do Douro, como complemento das perdas estimadas, passadas e futuras, na venda de uvas e vinhos?
TARTARE DE SALMÃO • Frescura, cor e alegria numa receita saborosa e prática.
CARLOS COUTO • É uma história e tanto. Carlos é filho de portugueses de Priscos, em Braga, mas já nasceu na Alemanha, país que os pais escolheram emigrar nos anos 70. De uma conversa com o sogro surge a ideia inédita à época na cidade de Dortmund de abrir uma churrasqueira. O que parece um pequeno plano tornou-se num verdadeiro império, criado com trabalho, uma boa ideia e também sorte, como o próprio admite. São já cinco os restaurantes “Carlos”, na Alemanha, e o nome é conhecido por todos. E por lá passam estrelas mundiais, como o treinador Jürgen Klopp ou a estrela Robert Lewandowski.
QUINTA DE LA ROSA, VERSÃO CERVEJA
O QUE ACONTECEU ÀS VINHAS DO...