Título especializado em vinho e gastronomia do grupo Essência do Vinho. Conta com 30 anos de publicação em Portugal.
O melhor vinho do mundo
NESTA EDIÇÃO COM A REVISTA DE VINHOS! • Os enólogos António Maçanita e Sandra Sarria são os intérpretes dos solos de xisto e granito onde estão implantadas as vinhas nos 200 hectares da propriedade. Atualmente, é Bárbara Monteiro – a filha “Mainova” da família – quem está à frente deste projeto de vinhos iniciado pelos pais.
VINHOS VERDES ESSÊNCIA FESTIVAL
A quota dos anjos • A Austrália pode reivindicar o primeiro (e mais caro) Tawny de 50 anos do mundo, mas Portugal não pode ser superado em termos de idade quando se trata dos Very Very Old Tawny.
O custo de produzir vinho • Para que um produtor ou empresa de vinhos seja totalmente sustentável, não se trata simplesmente de obter um excedente todos os anos: trata-se de ter lucro suficiente para reinvestir no negócio e garantir o sucesso futuro.
A necessidade da prova • Os enólogos percebem melhor do que ninguém as diferenças dentro da própria adega com as barricas e cubas, mas é aconselhável que provem muitos outros para despertar as papilas gustativas que estiveram adormecidas pela rotina da própria adega.
Vem aí uma vindima ingrata • Para muitos produtores, e umas quantas regiões, a elevada produção que está prevista vai resultar numa dor de cabeça tramada, sobretudo no caso da uva tinta, a dominante no plantio nacional. Uma significativa mancha de agentes económicos do setor tem em adega stocks de vinhos não vendidos que, nos casos mais graves, é equivalente a duas e meia a três colheitas.
VINHO FORA DA CAPA
O apuro do tempo • A tendência de relançamento de colheitas antigas parece estar a ganhar peso entre nós. Felizmente. O apuro do tempo faz maravilhas, como atesta este Tapada de Coelheiros de 2013.
Carácter freixenista • Manuel Joaquim Caldeira é a figura que norteia este produtor do Douro Superior, em vinhos que expressam o aludido “carácter frexenista”, oriundos de uma zona que Gastão Taborda dizia provirem “as melhores massas vínicas do Douro”.
ESCOLHAS DO MÊS • Vinhos de patamar superior e excelente, que revelam terroir e têm aptidão de garrafeira. Pode também encontrá-los online em vinha.pt
ESCOLHAS DO MÊS • Prazer garantido a bom preço. Respeitam orçamentos, mostram boa qualidade e são de fácil acesso. Pode também encontrá-los online em vinha.pt
António Ferreira de Amorim • Terceiro filho de Albertina e Américo Alves Amorim, um dos quatro irmãos que, a partir dos anos 1950, assumiram o controlo da corticeira Amorim, deixou-nos aos 95 anos. Desde muito jovem dedicou-se ao desenvolvimento da atividade familiar de transformação da cortiça e rapidamente se “afirmou na liderança industrial”. Ao longo de mais de 70 anos, “contribuiu de forma relevante para a definição e execução da estratégia da Corticeira Amorim”. Marido de Margarida Rios de Amorim, deixa três filhos: António Rios de Amorim, atual CEO da Corticeira, Cristina Rios de Amorim e Joana Rios de Amorim.
Tinta da Barca
Sinal positivo para as exportaÇÕes de vinhos • O ano de 2024 arrancou com sinal positivo para as exportações de vinhos portugueses, depois da quebra registada o ano passado. Segundo os dados do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), nos dois primeiros meses do corrente ano, as exportações lusas cresceram 4,8% em valor e 4,9% no preço médio por litro vendido, apesar de, em volume, as vendas permanecerem inalteradas.
Arroz de bacalhau com tomate • Um pitéu para a sua mesa
GARCIAS TRENDS SUMMIT NA CIDADE DO PORTO • Uma estreia em grande na cidade do Porto. Depois de Lisboa e Algarve foi a vez da cidade do Porto e das regiões envolventes mergulharem no universo Garcias. O...