Título especializado em vinho e gastronomia do grupo Essência do Vinho. Conta com 30 anos de publicação em Portugal.
SIM, NÃO HÁ DUAS VINDIMAS IGUAIS
NESTA EDIÇÃO COM A REVISTA DE VINHOS! • A Herdade da Comporta nasce em 1836, com a cultura do arroz, como parte da Companhia das Lezírias do Tejo e do Sado. Propriedade com mais de 10 mil hectares, as vinhas, plantadas a 6 km. do oceano e protegidas da influência marítima pela Serra da Arrábida, estão assentes em solos de areia e, a cerca de um metro de profundidade, argila. A equipa de enologia é chefiada pelo talentoso Jorge Rosa Santos.
VINHO DE CAPA
A cidade e a natureza • A Wine Detective investiga a vida na cidade – será tudo o que a vida pode oferecer?
O apelo de Bordéus • Bordéus mudou ao longo dos anos, mas o apelo manteve-se. Maior regularidade, estabilidade na classificação e as quantidades em que os vinhos são produzidos são chaves do sucesso.
Tendências e emergências para 2024 • Existem muitas outras tendências e emergências que ficam de fora por falta de espaço, como a sustentabilidade, a inclusão, as vinhas híbridas, a viticultura regenerativa, os pétillants naturels (Pét Nat), os NFT’s (Non-Fungible Tokens) e a inteligência artificial no mundo do vinho…
F… inalmente! • Dentro em breve, ao tornar-se no primeiro MW português, Tiago Macena terá todos os holofotes do setor – mesmo os mediáticos, como já se percebeu – a incidir sobre si. Terá tempo de reflexão para decidir se continuará a ser enólogo por conta e risco ou se abraçará qualquer outro desafio.
VINHO FORA DA CAPA
Verdelho em tons alentejanos • A Casa Santa Vitória tem, desde o início, o condão de nos surpreender com vinhos acessíveis mas de alto gabarito. Nos monocasta, o princípio é semelhante – belíssimos vinhos a preços amigáveis.
Arinto de Colares • A Quinta San Michel leva a aldeia de Janas no seu nome, o que realça a distinção deste microterroir: altitude mais elevada, maior exposição solar, o que permite maturações mais longas e suaves.
ALTAMENTE RECOMENDADO • Vinhos de patamar superior e excelente, que revelam terroir e têm aptidão de garrafeira. Pode também encontrá-los online em vinha.pt
BOA COMPRA • Prazer garantido a bom preço. Respeitam orçamentos, mostram boa qualidade e são de fácil acesso. Pode também encontrá-los online em vinha.pt
Tiago Macena
FÁBIO PEREIRA • De Águeda ao Perú em alguns anos. Eis a história de Fábio Pereira, português que atualmente trabalha em hotelaria neste país da América do Sul mas que já passou por latitudes várias, de Inglaterra a Espanha, das Caraíbas ao Brasil. Em entrevista à Revista de Vinhos, revela que a produção vitícola do Perú pode ter algo a dizer no panorama mundial de vinhos, com um tipo de castas que até aqui não eram usadas.
CAMARATE
SPAGHETTI COM CAMARÃO • Boa opção para acompanhar um Alvarinho com nobreza
VINDIMA NO HEMISFÉRIO NORTE • As informações, ainda provisórias, que nos chegam dos diferentes países produtores, são conta de fortes disparidades. Se Itália e França registam quebras de produção, Espanha, Alemanha e Reino Unido (este, muito por força do aumento da área e rendimento da vinha) apresentam sinal contrário. EUA e China estão também em alta.
ALDEANA SEM VERGONHA • Pensada no norte de França, testada, produzida e comercializada a partir da cidade do Montijo. A Aldeana nasceu da ideia do jovem gestor Miguel Cáceres. Em julho último, deu um passo significativo ao abrir um taproom no centro do Montijo.
VODKA ATLÂNTICO Espírito do oceano • A elaboração desta vodka, em dupla destilação nos tradicionais alambiques de cobre, arrancou com um “único lote de 300 garrafas”, comercializado no mercado nacional (30€). De...