Gula é top of mind do Brasil em vinho e gastronomia, a mais respeitada revista do segmento, a completar 30 anos em 2020.
O Rio de Janeiro continua lindo • “Aquele Abraço”, canção de Gilberto Gil escrita no começo de 1969, entre a saída do compositor da prisão em que fora encarcerado pela Ditadura e o exílio forçado em Londres, foi feita como um hino da despedida. Repleta de ironia (Realengo era o bairro onde ficava o quartel em que Gil ficou preso), tornou-se uma das muitas canções de resistência ao regime militar vigente no Brasil àquela altura. Passado o tempo, a música sobrevive, firme e forte. Mas hoje, felizmente, é cantada com outro viés. “Aquele Abraço” virou uma das canções que para o carioca adquiriu status de hino. E a frase “o Rio de Janeiro continua lindo” virou slogan para exaltar a Cidade Maravilhosa.
O auê na família cabernet • JORNALISTA E UM DOS CRÍTICOS DE VINHOS MAIS RESPEITADOS NO BRASIL. ESCREVEU REGULARMENTE PARA OS JORNAIS O GLOBO, FOLHA DE S. PAULO E O ESTADO DE S. PAULO. ATUALMENTE DEDICA-SE À PRODUÇÃO DA NEWSLETTER HORTALETTER E DO BLOG LUIZ-HORTA.COM.
Open Letter • UM DOS MAIORES NOMES DA HISTÓRIA DA PUBLICIDADE BRASILEIRA, VENCEDOR DE DIVERSOS LEÕES NO FESTIVAL DE CRIATIVIDADE DE CANNES, É ATUALMENTE CHAIRMAN DA W/MCCANN. VIVE ENTRE LONDRES, SÃO PAULO E LUGARES AO REDOR DO MUNDO ONDE POSSA FAZER DESCOBERTAS GASTRONÔMICAS.
Para dias ensolarados • Verão combina tanto com altas temperaturas e calor escaldante quanto com uma praia renovadora e um vinho branco leve bem fresco e gelado. Por isso, nossa escolha do mês é um chardonnay neste estilo: simples, leve e fácil, produzido pela vinícola Don Abel, no Rio Grande do Sul.
Simplesmente Fenomenal • O Domaine Les Aurelles foi fundado em 1995 por Basile Saint-Germain e pela esposa Caroline, na região de Pézenas, a cerca de 30 km do Mediterrâneo. Desde sempre, abraçaram a cultura orgânica, posteriormente, passando para a biodinâmica. São apenas 9 hectares de vinhas plantados em encostas, sobre socalcos quaternários muito antigos, recobertos por espessas camadas de seixos rolados, com presença de cascalho basáltico, resultante de fluxos vulcânicos. A produção é pequena e os vinhos são espetaculares. O branco Aurel, nosso escolhido do mês, é simplesmente fenomenal!
Gula Recomenda • OS DESTAQUES DO MÊS, VINHOS INDISCUTÍVEIS, GRANDES RÓTULOS QUE FAZEM HISTÓRIA. PONTUAÇÃO MÍNIMA DE 94 PONTOS
Gula Bom Preço • AS BARGANHAS, BOAS OPORTUNIDADES. VINHOS QUE VALEM MAIS DO QUE O DINHEIRO GASTO PARA COMPRAR A GARRAFA
O tempo pergunta ao tempo quanto tempo o tempo tem… • A pura verdade é que os vinhos tranquilos de Portugal, brancos e tintos, possuem uma natural propensão para evoluir muitíssimo bem ao longo do tempo, de algum modo nos lembrando da cantilena que desde crianças fomos aprendendo: “O tempo pergunta ao tempo quanto tempo o tempo tem…”.
Um pequeno país com grandes vinhos a se descobrir • Conheça a história, as regiões, as uvas e os principais produtores de vinhos uruguaios, que vêm despontando no cenário da vinicultura do Novo Mundo
ONDE REINA A TANNAT • A variedade francesa predomina no Uruguai, mas outras castas vêm ganhando destaque na vitivinicultura. Confira:
UM CORINGA PARA A MESA • O VINHO VERDE É SOFISTICADO, COMPLEXO E FRESCO. PARA ALÉM DO PERFIL CLÁSSICO DE VINHOS BRANCOS JOVENS, LEVES E FRUTADOS, EXISTE UMA DIMENSÃO DE GRANDE RIQUEZA, COM ENORME POTENCIAL DE LONGEVIDADE. E SÃO VERDADEIROS CAMPEÕES À MESA.
VINHOS VERDES • Da sub-região de Monção e Melgaço vêm ao ringue duas referências para um breve duelo. Alvarinho Deu La Deu Reserva e Portal do Fidalgo Alvarinho trocam argumentos pelas mãos dos sommeliers brasileiros Gustavo Pádua e Ezequias Silva de Almeida.
SOMEET • A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) convidou duas...